Português English
Acessibilidade

Empreendedorismo e inclusão: Faculdade Pitágoras promove curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade

Empreendedorismo e inclusão: Faculdade Pitágoras promove curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade

O curso é uma das ações sociais realizadas pelas instituições de ensino da Kroton, que conciliam prática profissionalizante e impacto positivo

Dos 12 milhões de desempregados no Brasil, 6,5 milhões são mulheres. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada no Dia Internacional da Mulher de 2022.

Em constante atenção aos desafios sociais globais e do entorno de suas unidades, as instituições de ensino da Kroton promovem, periodicamente, projetos e atendimentos especializados à comunidade – sempre alinhados aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), das Nações Unidas – que visam contribuir para o desenvolvimento econômico e social local.

Considerando o ODS número 10, que consiste na redução das desigualdades, a Faculdade Pitágoras de Linhares, no Espírito Santo, em parceria com o SENAC, desenvolveu o “Curso de Auxiliar de Cozinha” com o apoio dos estudantes de Nutrição e da Secretaria Municipal de Assistência Social da região.

“Foi muito gratificante trabalhar nesse projeto que fez a vida das pessoas mudarem; entendi que minha futura profissão pode mudar a vida das pessoas para melhor”, comemora Aline Viguini, aluna do 6º período.

O tema foi pensado de acordo com a demanda da comunidade: nas proximidades da unidade há um conjunto habitacional que abriga diversas moradoras até então desempregadas e com necessidades de sensibilização nutricional para com seus filhos e parentes. Realizada no mês da mulher, o objetivo da ação era criar oportunidade de aprendizado e emancipação financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, estimulando autonomia, proatividade, criatividade e atitude positiva.

Patricia Santana Loureiro, auxiliar de cozinha, chorou de emoção ao falar sobre o projeto: “Eu estava desempregada há mais de dois anos, buscava emprego e nunca conseguia nada, pois não tinha experiência. Com esse curso, fui chamada por três empresas e pude escolher para qual iria. Eu pude escolher onde trabalhar só porque, agora, tenho a experiência que aprendi nesse curso… Só tenho a agradecer a Deus e a vocês por isso”.

Durante três meses, 14 mulheres, de 30 a 59 anos, receberam aulas de gastronomia, higiene e empreendedorismo, incluindo um jantar com autoridades e possíveis contratantes do município, como restaurantes e empresas alimentícias.

“Esse projeto me fez amar ainda mais a educação, pois, com ele, fortifica-se a mudança que a educação provoca na vida das pessoas. Senti a necessidade de trabalhar cada vez mais projetos sociais para mostrar aos alunos como podemos impulsionar o desenvolvimento da região com os aprendizados vividos em sala de aula, e mudar a vida das pessoas para melhor”, conclui José Edson Mora, coordenador do curso de Nutrição da unidade.

Conheça todos os Compromissos Cogna por um Mundo Melhor

Leia também

Set 18

Evento

Veja como foi o V Fórum Educação & ESG

Set 15

Evento

Veja como foi a Semana Educação & ESG

Set 27

Mais uma vez, Cogna conquista o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol